Simp

Está aqui

Roubo agravado. Condenação. MP. Juízo central criminal de Leiria

5 dez 2019

O Juízo Central Criminal de Leiria condenou três arguidos, do sexo masculino, com 28, 55 e 43 anos, pela prática de vários crimes de roubo agravado, inclusive em função do resultado morte, e de sequestro agravado, nas penas de 14 anos e 6 meses de prisão, 17 anos de prisão e 16 anos de prisão, respetivamente.

Os factos ocorreram em abril e em julho de 2018, nas áreas de Leiria e de Pombal, durante a noite e nas residências das vítimas, onde os arguidos entravam através de arrombamento.

O tribunal deu como provado que os arguidos manietavam as vítimas, pessoas idosas, amordaçando-as e atando-as, de modo a ficarem impossibilitadas de resistir, bem como as molestavam fisicamente, nomeadamente com murros, pancadas e pontapés por todo o corpo. Numa das ocasiões, os arguidos ameaçaram-nas de morte e, noutra, usaram uma faca de cozinha para provocar golpes nas mãos de um dos ofendidos, assim se conseguindo apoderar de peças em ouro, no valor global de € 1.737,50 e de € 3.470 em dinheiro.

Uma das vítimas veio a falecer em consequência das agressões que lhe foram infligidas pelos arguidos.

O acórdão, proferido no passado dia 2, ainda não transitou em julgado, mantendo-se os três arguidos sujeitos à medida de coação de prisão preventiva.

A investigação foi dirigida pelo Ministério Público da 1ª Secção do DIAP de Leiria, com a coadjuvação da Diretoria do Centro da PJ.