Simp

Está aqui

Boas-vindas

8 abr 2015

Bem-vindo(a) à Procuradoria da Comarca de Leiria. 

Seja-nos permitida, antes do mais, uma pequena nótula histórica: 

A cidade que nos acolhe faz-nos voltar à Escola Primária. Aí se aprendeu que o seu castelo, altaneiro e sobranceiro à urbe, serviu de tampão às investidas da moirama. Aqui se realizaram as célebres cortes de Leiria, no reinado de D. Afonso III, onde o povo, pela primeira vez, teve assento/representação. Ainda é de referir o conhecido pinhal de Leiria, mandado semear/plantar pelo Rei D. Dinis, tendo por finalidade fornecer madeira para os barcos e impedir que as areias do mar pudessem prejudicar a fertilidade e produção do solo arável.*

Sendo a Magistratura do Ministério Público uma Magistratura de proximidade e de largo espectro interventivo, que vai desde a defesa dos interesses difusos, da promoção da ação penal, da representação do Estado e da defesa e garante da legalidade, para além de muitos outros, deverá ser sempre norteada por um elevado sentido/espírito de missão e de disponibilidade.

Na esperança que poderemos e com a certeza, firme, que queremos — é fazendo que se aprende a fazer aquilo que se deve aprender a fazer (Aristóteles) —, aqui, num primeiro passo, poderá encontrar informação adequada a conhecer a estrutura da Procuradoria da Comarca de Leiria, dos seus órgãos e, bem assim, do modo do seu funcionamento.

Contaremos consigo para contar sempre connosco, sendo certo que a Justiça é de todos e para todos.

 
O Magistrado do Ministério Público Coordenador
António Augusto Artilheiro
Procurador da República