Simp

Está aqui

Interrogatório Judicial. Roubos. Ameaça. Ofensa à integridade física. Extorsão. Furtos. Alcobaça.

8 jun 2018

No desenrolar de uma investigação criminal coordenada pelos serviços do Ministério Público-Departamento de Investigação e Ação Penal de Alcobaça, no dia 7 de junho de 2018, pela PSP de Alcobaça foi detido um individuo, do sexo masculino e com 17 anos de idade.

No dia seguinte - 8 de junho de 2018 - o arguido foi sujeito a primeiro interrogatório judicial no Juízo Central de Instrução Criminal de Leiria, por se considerar fortemente indiciada a prática, em autoria material e em concurso efetivo, de dois crimes de roubo, um crime de ameaça, um crime de ofensa à integridade física simples e três crimes de furto simples, todos na forma consumada, e de dois crimes de roubo e um crime de extorsão, na forma tentada.

Dos autos resulta que, no período compreendido entre 14 de setembro de 2017 e 7 de maio de 2018, na cidade de Alcobaça, o arguido dirigiu-se aos ofendidos, na execução de um plano que previamente delineou e com o propósito concretizado de se apropriar de bens, bem sabendo que não lhe pertenciam e que atuava sem autorização e contra a vontade dos seus proprietários. Para tanto, não se inibiu de constranger os ofendidos, quase todos menores de idade, ou de utilizar a violência contra aqueles, tendo deste modo causado prejuízo patrimonial aos mesmos.

Verificando-se a existência de perigo de continuação de atividade criminosa e de perturbação da ordem e tranquilidades públicas, no primeiro interrogatório judicial, na sequência do requerido pelo Ministério Público, foi determinado que o arguido aguardasse os trâmites do processo sujeita, cumulativamente, às obrigações decorrentes do termo de identidade e residência (TIR), à obrigação de apresentação semanal no posto policial da área da sua residência e à proibição de contactar, por qualquer meio, com todos os ofendidos.

A investigação prossegue sob direção do Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Alcobaça, com a coadjuvação da PSP de Alcobaça.