Simp

Está aqui

Interrogatório Judicial. Furto Qualificado. Tráfico de estupefacientes. Atouguia da Baleia. Amoreira.

11 fev 2019

No desenrolar de uma investigação criminal coordenada pelos serviços do Ministério Público-Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, no dia 6 de fevereiro de 2019, pelo NIC das Caldas da Rainha, foram detidos dois indivíduos do sexo masculino, com 20 e 22 anos de idade e residentes em Amoreira, Óbidos e em Atouguia da Baleia, Peniche.

No dia 8 de fevereiro de 2019 os arguidos foram sujeitos a primeiro interrogatório judicial no Juízo Central de Instrução Criminal de Leiria, por se considerar fortemente indiciada a prática, em autoria material e em concurso efetivo, por um dos arguidos, de um crime de furto qualificado e um crime de tráfico de estupefacientes, e no tocante ao outro arguido, a perpetração, em autoria material, de um tráfico de estupefacientes.

Tais factos ocorreram nos concelhos de Óbidos e de Peniche.

Considerou-se fortemente indiciado, entre outros factos, que os arguidos dedicaram-se, no ano de 2018 e até ao início de fevereiro de 2019, quase diariamente, à venda de produtos estupefacientes, designadamente canábis, cocaína e MDMA, a terceiros, nomeadamente em Atouguia da Baleia, sendo as transações muitas vezes combinadas através de contactos telefónicos.

Verificando-se a existência de perigo de continuação de atividade criminosa, no primeiro interrogatório judicial foi determinado que um dos arguidos aguardasse os trâmites do processo sujeito, cumulativamente, às obrigações decorrentes do termo de identidade e residência (TIR) e em prisão preventiva. No que concerne ao outro arguido o mesmo ficou sujeito, cumulativamente, às obrigações decorrentes do termo de identidade e residência (TIR), à proibição de se ausentar do país e à obrigação de efetuar apresentações de segunda a sexta-feira, entre as 07:00 horas e as 19:00 horas, no posto policial da área da sua residência.

A investigação prossegue sob direção do Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, com a coadjuvação do NIC de Caldas da Rainha.