Simp

Está aqui

Tráfico de estupefacientes. Primeiro interrogatório judicial. MP. DIAP de Leiria

10 maio 2021

O Ministério Público apresentou a primeiro interrogatório judicial, no dia 7 de maio, nove detidos, todos do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 25 e os 46 anos.

Os factos fortemente indiciados foram cometidos desde 2019, consistindo na existência de um esquema organizado de distribuição e venda a terceiros de cocaína e canábis, em Leiria e em localidades limítrofes.

O líder desse esquema possuía um conjunto de indivíduos que procediam à venda, distribuição e transporte de produtos estupefacientes, por sua ordem e orientação, organizando essa atividade, desde abril de 2020, a partir da sua residência, em Almada, onde se encontrava a cumprir medida de coação de obrigação de permanência na habitação, no âmbito de outro processo, também pela prática de crime de tráfico de estupefacientes.

A execução de buscas domiciliárias e não domiciliárias permitiu apreender cerca de 19 gramas de cocaína e mais de 2.400 gramas de canábis, vários telemóveis e cerca 990 euros em dinheiro.

O Juiz de Instrução Criminal determinou que três dos arguidos aguardassem os ulteriores termos do processo sujeitos a prisão preventiva.

Os demais arguidos ficaram sujeitos às medidas de coação de proibição de contactos com os restantes arguidos e entre si, bem como de apresentação periódica, duas vezes por semana, na autoridade policial da respetiva área de residência, sendo que, dois deles, ficaram, também, sujeitos à proibição de contacto com as pessoas a quem entregaram estupefaciente.

A investigação é dirigida pelo Ministério Público da 1ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, com a coadjuvação do Departamento de Investigação da Polícia Judiciária.