Violência Doméstica. Prisão Preventiva. MP. DIAP de Leiria

leiria separador foto 55

Na sequência de emissão de mandados fora de flagrante delito pelo Ministério Público em exercício de funções no Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, no dia 7 de fevereiro de 2025, foi detido um indivíduo do sexo masculino.

Por iniciativa do Ministério Público, no mesmo dia, o arguido foi sujeito a primeiro interrogatório judicial no Juízo de Instrução Criminal de Leiria, por se considerar fortemente indiciada a prática, em autoria material e em concurso efetivo, de três crimes de violência doméstica.

Mostra-se indiciado, nomeadamente, que nos últimos anos o arguido, por diversas vezes, no interior da residência, proferiu injúrias e ameaças aos seus pais, humilhando-os e criando um sentimento de insegurança, aproveitando a sua idade avançada e a sua fragilidade física. Além do mais, o arguido agrediu o seu irmão, o qual padece de graves problemas de saúde que o tornam particularmente indefeso, provocando-lhe sofrimento e receio pela vida e integridade física.

Verificando-se o perigo de continuação de atividade criminosa, no âmbito do interrogatório judicial e no seguimento do requerido pelo Ministério Público, determinou-se que o arguido aguardasse os demais termos do processo sujeito, cumulativamente, às obrigações decorrentes do termo de identidade e residência (TIR) e em prisão preventiva.

A investigação prossegue sob direção do Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, com a coadjuvação da GNR desta cidade.