Tráfico de estupefacientes. Associação Criminosa. Interrogatório Judicial. Prisão Preventiva. MP. DIAP de Leiria

noticias leiria 28

No decurso de uma investigação criminal coordenada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, foram detidos nos dias 19 e 20 de setembro de 2024 e presentes a primeiro interrogatório judicial quatro indivíduos, do sexo masculino, fortemente indiciadas da prática, em coautoria material e em concurso real, de um crime de tráfico e outras atividades ilícitas agravado e de um crime de associação criminosa para o crime de tráfico de estupefacientes.
Dos autos resulta indiciada a aquisição e introdução de cocaína em Portugal, por via marítima, proveniente de um país da América do Sul.
Atenta esta atividade, constatou-se que, no dia 07.07.2024, os arguidos detinham e guardavam num armazém situado no concelho de Alcobaça cocaína com o peso total de cerca de 470 quilos e, no dia 09.08.2024, detinham e guardavam num armazém situado no concelho de Pombal cocaína com o peso total de mais de 350 quilos.
Verificando-se a existência de perigo de continuação de atividade criminosa, no âmbito dos mencionados interrogatórios judiciais e na sequência de promoção do Ministério Público, foi determinado que os quatro arguidos aguardassem os trâmites do processo sujeitos à medida de coação de prisão preventiva.
A investigação prossegue sob direção do Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, com a coadjuvação da Polícia Judiciária de Leiria.