Roubos agravados. Coação. Abuso de Cartão. Interrogatório Judicial. Prisão Preventiva. MP. DIAP de Leiria

leiria separador foto 55

Na sequência da emissão de mandados fora de flagrante delito pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, no dia 07/04/2025, pela PSP de Leiria, foi efetuada a detenção de dois arguidos, um do sexo masculino e outro do sexo feminino, por se indiciar a prática, em autoria material e em concurso efetivo, de crimes de roubo (agravado) e de crimes de coação, na forma consumada e na forma tentada, e de um crime de abuso de cartão de pagamento, na forma consumada.

Nos autos considerou-se fortemente indiciado, além do mais, que, no período compreendido entre o dia 23/10/2024 e o dia 01/04/2025, os arguidos dirigiram-se aos ofendidos que se deslocavam apeados pela cidade de Leiria, com o propósito de se apropriarem de bens, bem sabendo que não lhes pertenciam e que atuavam sem autorização e contra a vontade dos seus proprietários, o que lograram quase sempre alcançar. Para tanto, não se inibiram de constranger os ofendidos – entre eles, um menor de idade –, ou de utilizar a violência contra aqueles, tendo deste modo causado prejuízo patrimonial aos mesmos. Em conformidade com o plano delineado, utilizaram o cartão de pagamento de um dos ofendidos, sem a sua autorização e contra a sua vontade, apoderando-se de quantias monetárias que levantaram e de bens que adquiriram.

Sujeitos a primeiro interrogatório judicial no dia 09 de abril de 2025, e verificando-se a existência de perigo de continuação de atividade criminosa e os antecedentes criminais dos arguidos, foi determinado que os mesmos aguardassem os demais termos do processo sujeitos, cumulativamente, às obrigações decorrentes do termo de identidade e residência (TIR) e à medida de prisão preventiva.

A investigação prossegue sob direção do Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, com a coadjuvação da PSP desta cidade.