Simp

Está aqui

Homicídio de ex-jogador da União Desportiva de Leiria. Condenação. MP na Instância Central Criminal de Leiria.

5 jul 2016

Por acórdão de 4 de julho de 2016, a Instância Central Criminal de Leiria condenou um arguido, do sexo masculino, de 26 anos, pela prática, em autoria material e concurso efetivo, dos crimes de homicídio agravado, detenção de arma proibida e ofensa à integridade física simples agravada pelo uso de arma, em cúmulo jurídico, na pena única de 19 anos e 6 meses de prisão.

A título de indemnização pelos danos causados o arguido foi ainda condenado a pagar as quantias de 108.000,00 € ao filho da vítima e de 30.000,00 € à mãe da vítima.

Os factos remontam ao dia 30 de agosto de 2015 e ocorreram nas imediações de um café, sito em São Romão, Leiria, para o qual o arguido se dirigiu munido de uma pistola de calibre 6,35 milímetros. Aí, após breve diálogo com a vítima, ex-jogador de futebol do União de Leiria e com 47 anos de idade, o arguido apontou-lhe a pistola que trazia consigo e disparou três tiros atingindo-o na cabeça, barriga e tronco. Estando a vítima caída no solo disparou mais dois tiros na zona das costas.

O arguido feriu uma outra pessoa na zona da cabeça, atingindo-a com a coronha da pistola que trazia, quando esta tentava travar a sua fuga.

Dias depois o arguido viria a ser detido no Aeroporto Internacional de Barajas - Madrid quando se preparava para viajar para o Brasil e foi extraditado para Portugal, na sequência de Mandado de Detenção Europeu emitido pelo Ministério Público de Leiria.

 A investigação foi efetuada pelo Ministério Público, com a coadjuvação do Departamento de Investigação Criminal da Polícia Judiciária de Leiria, tendo a acusação sido deduzida pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria.

O acórdão não transitou em julgado, encontrando-se o arguido em prisão preventiva.