Furtos Qualificados. Prisão Preventiva. OPH. MP. DIAP de Figueiró dos Vinhos
No dia 03/02/2025, pela GNR de Pombal, foram detidos em flagrante delito cinco indivíduos, sendo um do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 34 e 49 anos de idade.
Os cinco arguidos, no dia 05/02/2025, foram sujeitos a primeiro interrogatório judicial no Juízo de Instrução Criminal de Leiria, por se considerar fortemente indiciada a prática, em coautoria material e em concurso efetivo, de um crime de furto qualificado, na forma consumada, e de um crime de furto qualificado, na forma tentada.
Dos autos resulta que, no dia 03/02/2025, em conjugação de esforços e intentos e em conformidade com o plano por eles delineado, os arguidos introduziram-se em duas residências situadas em Figueiró dos Vinhos e em Ansião, habitadas por pessoas idosas, e do interior de uma delas retiraram diversos bens, designadamente, peças em ouro.
Ainda nesse dia pela GNR de Pombal foram recuperados os objetos subtraídos pelos arguidos.
Considerando-se a existência de perigo de continuação de atividade criminosa, na sequência do requerido pelo Ministério Público, no primeiro interrogatório judicial, determinou-se que os cinco arguidos aguardassem os trâmites do processo sujeitos, cumulativamente, às obrigações decorrentes do termo de identidade e residência (TIR) e em prisão preventiva.
Caso se venham a mostrar reunidos os requisitos legais os arguidos irão aguardar os demais termos do processo sujeitos à medida de obrigação de permanência na habitação, com recurso de meios técnicos de controlo à distância.
A investigação prossegue sob direção do Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Figueiró dos Vinhos, com a coadjuvação da GNR de Pombal.