Burla “Olá Pai, Olá Mãe”. Acusação. MP. DIAP de Leiria

leiria arco noticias

Efetuada a investigação, o Ministério Público no Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria deduziu acusação em processo comum e perante o tribunal coletivo contra dez arguidos, imputando-lhes a prática, em autoria material e em concurso efetivo, de diversos ilícitos criminais.

A três deles atribuiu a perpetração de um crime de burla qualificada e de um crime de associação criminosa. A quatro outros arguidos imputou um crime de especulação. Responsabilizou ainda três sociedades arguidas pelo cometimento do crime de especulação.

Na acusação fez-se constar, além do mais, que foram lesadas quarenta e uma pessoas, tendo sido alcançado um montante global fixado em 109.325,60 euros, decorrente da prática da burla comummente conhecida como “Olá Pai, Olá Mãe” ou “Falso familiar”.

Na sequência de primeiro interrogatório judicial, realizado no dia 18 de novembro de 2023, um dos arguidos aguarda a realização de julgamento sujeito às obrigações decorrentes do termo de identidade e residência (TIR) e em prisão preventiva.

O inquérito foi declarado de especial complexidade, tendo o Ministério Público sido coadjuvado na investigação pela Polícia Judiciária de Leiria.

NUIPC: 1004/23.0JALRA