Abuso Sexual de menores. Prisão Preventiva. MP. DIAP de Leiria

leiria arco noticias

Na sequência da emissão de mandados de detenção pelo Ministério Público de Leiria, no dia 24 de março de 2025, a Polícia Judiciária de Leiria deteve um indivíduo do sexo masculino, por se indiciar a prática, em autoria material e na forma consumada, de crimes de abuso sexual de menores dependentes agravados e crimes de pornografia de menores agravados.

No seguimento de requerimento elaborado pelo Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, no dia seguinte, o arguido foi sujeito a primeiro interrogatório judicial no Juízo de Instrução Criminal desta cidade.

Nos autos considerou-se fortemente indiciado que, nos anos de 2024 e 2025, na cidade de Leiria, o arguido manteve um relacionamento de natureza sexual com dois menores de idade, aproveitando-se da sua especial vulnerabilidade e de uma relação de proximidade e de confiança que existia entre todos.

Verificando-se a existência de perigo de continuação de atividade criminosa e perigo de perturbação grave da ordem e tranquilidade públicas, em conformidade com a promoção do Ministério Público, no âmbito do primeiro interrogatório judicial realizado no dia 25 de março de 2025, foi determinado que o arguido aguardasse os demais termos do processo sujeito, cumulativamente, às obrigações decorrentes do termo de identidade e residência (TIR) e em prisão preventiva.

A investigação irá prosseguir sob direção do Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, com a coadjuvação da Polícia Judiciária desta cidade.