Simp

Está aqui

Tráfico de estupefacientes. Primeiro interrogatório judicial. Medidas de coação. MP. DIAP de Leiria

26 maio 2021

O Ministério Público apresentou a primeiro interrogatório judicial, no dia 21 de maio, doze detidos, oito do sexo masculino e quatro do sexo feminino, com idades compreendidas entre os 26 e os 53 anos de idade, pela prática de crime de tráfico de estupefacientes.

Os factos fortemente indiciados foram cometidos no período compreendido entre março de 2020 e maio de 2021, consistindo na existência de um grupo organizado de distribuição e venda a terceiros de cocaína, heroína, canábis e haxixe, em Leiria e em localidades limítrofes, tais como Marinha Grande, Batalha, Porto de Mós e Nazaré.

A maioria dos detidos tem laços familiares entre si e, alguns deles, já haviam sido condenados pela prática do crime de tráfico de estupefacientes.

Um dos detidos trabalhava como motorista da TVDE, o que permitia uma maior facilidade de movimentação dos arguidos junto dos seus fornecedores de produtos estupefacientes e dos próprios compradores, sobretudo durante a pandemia da COVID-19, com as restrições de circulação existentes.

A execução de buscas domiciliárias e não domiciliárias permitiu apreender cerca de 1020 doses de cocaína e 200 doses de canábis, seis veículos automóveis, várias armas de fogo e armas brancas, 91 munições e diversos telemóveis.

Em consonância com o promovido pelo Ministério Público, o Juiz de Instrução Criminal determinou que nove dos arguidos aguardassem os ulteriores termos do processo sujeitos à medida de coação de prisão preventiva.

Os restantes três arguidos ficaram sujeitos às medidas de coação de proibição de contactos com os demais e entre si e com os consumidores indicados no requerimento para apresentação dos detidos a 1º Interrogatório Judicial, bem como de obrigação de apresentação periódica, uma vez por semana, na autoridade policial da respetiva área de residência.

A investigação é dirigida pelo Ministério Público da 2ª Secção do Departamento de Investigação e Ação Penal de Leiria, com a coadjuvação da Esquadra de Investigação Criminal da PSP de Leiria.