Simp

Está aqui

Interrogatório Judicial. Roubo. Peniche. P. Preventiva.

28 mar 2019

No desenrolar de uma investigação criminal coordenada pelos serviços do Ministério Público-Departamento de Investigação e Ação Penal de Caldas da Rainha, no dia 26 de março de 2019, pela PSP de Peniche, foram detidos dois indivíduos, do sexo masculino e residentes nesta cidade.

No dia seguinte -27 de março de 2019- os arguidos foram sujeitos a primeiro interrogatório judicial no Juízo Central de Instrução Criminal de Leiria, por se considerar fortemente indiciada a prática, em coautoria material, de um crime de roubo.

Dos autos resulta que, no dia 04 de março de 2019, pelas 05:05 horas, os dois arguidos dirigiram-se à residência da ofendida, pessoa com 68 anos de idade, introduzindo-se na mesma através de uma janela. Já no interior da referida habitação, sita em Peniche, os arguidos dirigiram-se ao quarto onde dormia a ofendida. Aproximando-se daquela exigiram-lhe a entrega de dinheiro. Para que a mesma não gritasse um dos arguidos meteu a sua mão na boca da ofendida. E, ato contínuo, com a força das mãos, arrancaram um fio de ouro amarelo com uma medalha, do pescoço da ofendida, provocando-lhe dor e fazendo com que a mesma fosse projetada ao solo onde acabou por embater com a cabeça. Os arguidos retiraram ainda de um móvel que ali se encontrava cerca de 40 euros em dinheiro. De seguida, na posse de tais bens, colocaram-se em fuga.

Verificando-se a existência de perigo de continuação de atividade criminosa, no primeiro interrogatório judicial, foi determinado que os arguidos aguardassem os trâmites do processo sujeitos, cumulativamente, às obrigações decorrentes do termo de identidade e residência (TIR) e em prisão preventiva, com a possibilidade de ser substituída pela medida de obrigação de permanência na habitação, com recurso de meios técnicos de controlo à distância (vigilância eletrónica), caso venha a ser requerido por aqueles.

A investigação prossegue sob direção do Ministério Público do Departamento de Investigação e Ação Penal de Caldas da Rainha, com a coadjuvação da PSP de Peniche.